segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dicas para seu Violoncelo

Meu Violoncelo não soa direito e não tem tantos harmônicos quanto gostaria. Professor Felipe Brandão, o que eu faço?

- Ao transportar seu instrumento procure tomar bastante cuidado para não esbarrá-lo por aí, pois pode deslocar a Alma, com isso, alterando sua sonoridade.

- Verifique o Cavalete móvel, pode ser que ele esteja mal posicionado, sem angulação com o Estandarte, as cordas quando estão sendo esticadas pode tirar o ângulo do Cavalete alterando a sonoridade do Violoncelo.

- O Encordoamento também influi diretamente na sonoridade, se for um encordoamento antigo talvéz esteja na hora de trocá-lo.

- O Cavalete pode está deixando a distância das cordas em relação ao Espelho alta demais, você pode lixar um pouco seu cavalete para diminuir essa distância que influi na sonoridade do seu instrumento, vale lembrar que a espessura do cavalete incute sobre o som do Violoncelo, quanto mais fina essa espessura maior intensidade no instrumento.

- O mais importante influenciador da sonoridade do Violoncelo é o Arco, seu instrumento pode está todo alinhado, mas se seu arco não o estiver alinhado, com a Crina bem ajustada, com a medida certa de Breu ou ter uma boa curvatura não produzirá um som agradável.

- Porém, você pode ter um belo instrumento com o arco correto e todo ajustado, mas se não estudar, meu amigo, o Violoncelo não fará milagre tocando sozinho.

2 comentários:

  1. Como saber se meu violoncelo esta com o cavalete ta na altura certa e se meu breu prejudica o som .
    agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  2. Qual a distância do cavalete e o espelho ? Obg

    ResponderExcluir