domingo, 13 de junho de 2010

As lesões nos músicos

Professor Felipe Brandão, tenho sentido algumas dores nos músculos de tanto estudar, como faço pra resolver meu problema?
- Um músico virtuoso consegue produzir pelo menos 20 a 30 notas por segundos, exigindo bastante de sua musculatura das mãos. Relacionando ao movimento dos dedos do músico, um atleta em sua alta performance usa a velocidade dos músculos das pernas no freestyle (corrida de cem metros) na mesma proporção de desgaste.
Com tudo, os atletas são acompanhados por fisioterapeutas e médicos, enquanto a maioria dos músicos, geralmente, treinam sozinhos e sem acompanhamento de especialistas musculares, o que causa muitas lesões nos braços e mãos desnecessárias. Uma síndrome bastante mensionada hoje em dia é a LER (Lesão por Esforço Repetitivo), muitos músicos apresentam esse tipo de lesão por não procurar ajuda em tempo, reduzindo sua vida musical em pelo menos 30%, que é uma pena, pois muitos grandes instrumentistas param por não ter se cuidado.
Uma pesquisa realizada na Argentina pela The Nacion (Notícias de Ciências e Saúde) estimou que pelo menos 70% dos músicos apresentam algum tipo de lesão nas mãos ou nos braços em um dado momento na vida, a maioria são crônicos e são causados por "overuse" (uso sem respeito dos momentos de descanço).
53% de 450 músicos pesquisados de Buenos Aires apresentaram traumas nos músculos, tendões e articulações; se houver alguma pesquisa parecida aqui no Brasil, acredito que os dados não sejam tão diferentes, portanto, caros colegas, cuidem-se!
Vejam os músculos das mãos para ter mais noção das suas engrenagens:


Agora algumas dicas para vocês músicos se cuidarem mais:

1. Não aumente significativamente o tempo de ensaio, estude com pausas a cada 20 minutos de estudo;
2. Deixe as passagens e partes mais difíceis das peças para a metade do dia, pois os músculos estarão mais preparados, nem frios, nem cansados do dia todo;
3. Começe com uma velocidade lenta e depois aumente gradativamente;
4. Estudar passagens difíceis por vários caminhos, procure outras posições no seu Violoncelo;
5. Mantenha uma boa postura durante o estudo, e a cada descanço procure se alongar;
6. Trabalhe em ótimas condições ambientais: boa iluminação, isolamento sonoro e temperatura agradável;
7. Respeite as horas de sono e refeições;
8. Faça sempre atividades físicas, evitar esportes de contato;
9. Nunca toque com a dor, no caso, faça alongamento suave no local, se ela reaparecer procure ajuda profissional urgentemente;
10. Os alongamentos devem ser realizados antes e depois dos estudos das peças. O objetivo dos alongamentos é melhorar o desempenho, reduzir o estresse e coordenar os movimentos prevendo o aparecimento das lesões.

4 comentários:

  1. oi Felipe parabens por esse blog que para mim é maravilhoso em especial a materia as lesões nos músicos, sou da aréa da saúde e apaixonada por violoncelo, em julho desse ano comprei meu cello mas estudo sozinha não sabia que tinha aula no sesc, agora que sei vou querer estudar com você.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Priscila, fico bastante entusiasmado em saber que as pessoas estão aprovando essas dicas que sei serem preciosas, pois as uso diariamente em meus estudos. Que bom que tens um Violoncelo, se dedique, pois mesmo não almejando ser uma profissional, com certeza ele lhe dará bons momentos de prazer. Procure o SESC Alagoas, será uma satisfação tê-la com a gente estudando Violoncelo. Grato por seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. Oi Felipe. Quero parabenizá-lo pelo trabalho. É muito bom encontrar pessoas dispostas a doarem dicas e esclarecimentos. Muito mais na área musical. Com toda dificuldade financeira da época, consegui, graças a pessoas como vc aprender um pouco de violão. Toco e canto na escola, pois sou professora de crianças e nos meus momentos com DEus. Hoje aprendo violoncelo minha paixão, mas desenvolvi artrose no dedo mínimo esquerdo. Será que consigo tocar, não como profissional, mas para esses meus momentos? Um grande abraço. Sheila

    ResponderExcluir
  4. Olá Sheila, primeiramente estou grato por suas palavras e graças a sua pergunta nasce mais uma matéria em nosso blog. Espero poder ajuda, leia e comente. Procure um especialista sobre artroses e um professor de Violoncelo em sua cidade. Bons estudos e melhoras!

    ResponderExcluir