quarta-feira, 16 de junho de 2010

Técnicas de Arco

Existe algumas escolas sobre arcadas, a escola francesa, alemã e americana são as mais conhecidas. Cada cultura prima e defende sua técnica, por exemplo, se você for usar a técnica alemã na França os professores franceses pedirão para corrigir a pegada para o modelo deles e assim cada um defenderá sua técnica em seus respectivos países.

Nós aqui no Brasil, temos o previlégio de poder seguir a técnica de arcada que preferimos, ou melhor, de acordo com a nacionalidade da peça podemos utilizar a técnica referente, ou seja, somos livres para escolher a técnica que quisermos alemã, francesa ou americana sem nos ser repreendidos à "técnica correta".
Especificidades sobre cada técnica:
A técnica alemã objetiva sons mais robustos, fortes e pesados. Separa-se somente o dedo indicador para promover a pronação, deixando juntos os dedos médio, anular e mindinho; essa forma de agarrar o arco permite os tipos de sons desejados da técnica específica. O movimento do punho geralmente é mais acentuado para garantir uma posição horizontal perfeita do arco.

A técnica francesa objetiva sons mais leves, pianos e fluentes. Separa-se os dedos indicador e mindinho, cada um em seu extremo, o indicador para movimento de pronação (arco ascendente) e o mindinho para movimento de supinação (arco descendente). A movimentação do punho é delicado, não exagerado em sua angulação.

A técnica americana tem bastante influência das técnicas alemã e francesa, quase sendo um misto entre as duas. Os dedos tendem a ficar todos levemente separados e a movimentação do punho segue identica a francesa, ou seja, sem exageros nos dobramentos.
OBS.: O dedo polegar em todas as culturas de técnicas citadas sempre deve estar apoiado na ponta da primeira falangue, nunca na chapa do dedo, respentando o curso do tendão. Assim, você Celista, não cançará tão fácil e manterá uma vida saudável dos seus dedos longa e musical.
Os golpes de arco mais utilizados são:
  • Détaché
  • Martelé
  • Portato
  • Spiccato
  • Sautillé
  • Ricochet
  • Staccato Martelé
  • Staccato Spiccato
  • Sataccato Volante Arcadas

PROCURE UM PROFESSOR DE VIOLONCELO NA SUA CIDADE!

2 comentários:

  1. e aew pessoal
    meu nome e Fabricio eu toco cello
    quem quizer ser meu amigo(a) me adiciona no msn
    fabriciosoviolino@hotmail.com ou fabriciodocello@hotmail.com
    sou de Itarare

    ResponderExcluir
  2. Olá,amigos(as). Criei uma comunidade no Face chamada "Violoncelistas de Alagoas" no intuito de fazermos intercâmbio e nos aproximarmos a partir do amor a esse instrumento. Grato a todos(as)!

    https://www.facebook.com/groups/620940974674952/

    ResponderExcluir