sábado, 23 de julho de 2011

Arte da Articulação

Um assunto particularmente importante para um bom estudo de Violoncelo trata-se das Articulações. No dicionário, articulação é a junta entre dois ossos ou cartilagem no esqueleto de um vertebrado; também significa o ato ou efeito de articular, ou seja, unir-se, ligar-se, pronunciar uma sílaba ou palavra, ou frase, e “pronunciar” em música consiste em tocar ou cantar uma melodia, ou frase musical. Como o Violoncelo é um instrumento basicamente melódico a pedagogia violoncelística pelo o estudo da articulação é de vital importância, por isso mesmo que o “Violoncelos de Maceió” levanta esse assunto para discussão.
Primeiramente o que um Violoncelista precisa saber para articular bem é está “solto” ao seu instrumento. Conhecer seus pontos de tensões, se no ombro, se no cotovelo, se no peito ou pescoço, enfim, saber tocar com menos esforço.
Mesmo os Celistas mais “relaxados”, corporalmente falando, precisam ter ciência de seus pontos de tensão. Após isso, o primeiro exercício a fazer é relax os ombros fazendo movimentos circulares, inspire para suspendê-los e expire quando você deixa cair os ombros, e relaxe, levante o braço e deixe que o próprio peso o faça descer, sempre inspirando e expirando, gire a cabeça suavemente para relaxar o pescoço, sucessivamente respire fundo.
Estes exercícios iniciais nos ajudam a entender melhor como funciona o nosso corpo ao executar certos movimentos no violoncelo posteriormente.

Usando o Antebraço:

Empregado principalmente em meio à metade superior do arco, embora possa ser usado em qualquer parte do arco. No ensino da técnica de violoncelo para iniciantes, eu recomendo primeiro ensiná-lo como utilizado na parte superior, na meia curva do arco. Além de aprender a ser confortável na metade superior, se formos tocar passagens rápidas com curvas separadas observaremos que não haverá outra forma de executá-los, exceto com o antebraço. Na verdade, o antebraço pode ser usado tanto na parte superior quanto na inferior do arco. A razão pela qual o movimento do antebraço é o movimento mais eficiente para passagens rápidas, porque o violoncelista só precisa mover uma parte do braço.

“Alguns violoncelistas tendem a ser jogadores do antebraço, alguns tendem a ser jogadores de todo o braço, etc E a razão para isso é quase sempre - sim, você adivinhou - a tensão. Se os músculos do ombro são apertados, o aluno será provavelmente mais de um jogador do antebraço. Se o bíceps e tríceps são apertados, o aluno tende a usar o braço inteiro para cursos de proa e evitar o antebraço. O resultado disso é um violoncelista escolher um movimento que pode não ser o mais eficiente para o trabalho específico a ser feito.” (CELLOPROFESSOR.COM).

Enquanto usando o movimento do antebraço, eu recomendo um ligeiro aumento em pronação do antebraço e mão. Repare que se você usar o Pulso ao invés do Antebraço o som do Violoncelo sairá “arranhado”.

O cotovelo:

Nós podemos escolher se conservamos os nossos cotovelos quando tocamos, ou seja, se deixamos numa posição baixa, mas com este movimento é necessário ter o cotovelo para cima, mas não muito alto, não importando em que parte do arco está sendo usado. A articulação do cotovelo só permite o movimento em duas direções. Se o cotovelo é baixo, o braço move-se do chão ao teto, e não da esquerda para a direita.

O Ombro:

Este os violoncelistas tendem a favorecer desde o início. Podemos usá-lo para legato ou para uma "pincelada". Isso pode ser feito em qualquer parte do arco, embora seja usado com mais freqüência na parte inferior.

O vetor que inicia o movimento sempre será no Ombro, é o pivô da articulação, para realizar Spiccato controle o Pulso. Como tinha dito antes no artigo sobre o Ato do Vibrato”, pensamos no ombro como um pivô comum, ou seja, pensamos em uma "asa de galinha", movimento com o braço se movendo para cima e para baixo, mas ainda aumento a informação, o braço também pode "girar" na articulação do ombro. O cotovelo deve ser baixo neste movimento para criar uma esquerda para a direita até curvar arco.

Arco inteiro:

Para a realização desse movimento é necessário que o Violoncelista tenha estudado cada detalhe dos movimentos anteriores, ou seja, precisa saber utilizar o seu braço na articulação do arco. É preciso observar os movimentos da parte superior e inferior do arco para depois juntar os dois exercícios e fazer a articulação do arco inteiro.

Veja os pontos para observar:

  • A articulação pivô fica no ombro (ativo), cotovelo e pulso (passivo);

  • Os movimentos ativos parte do antebraço;

  • Na transição do movimento do arco o cotovelo baixa gradualmente;

  • Pulso ligeiramente dobrado para manter a proa em linha reta (movimento ativo é a mão);

  • Comece com o movimento do braço inteiro e termine com o movimento do antebraço;

  • Supinação (metade inferior) e pronação (metade superior).

Insisto: É necessário que o aluno de Violoncelo estude os movimentos separadamente para exercitar o arco inteiro. Fique atento(a) aos aspectos dos movimentos da parte do meio do arco para a parte superior e depois da parte do meio para a inferior, após isso os junte e faça o arco inteiro.

Alguns pontos a serem analisados:

Se a tensão está presente, os movimentos ficam limitados. Por exemplo, se o meu ombro é “apertado”, o movimento do braço todo se torna reduzido, então, Tensão sempre se mostra em torno da articulação do pivô. Ou seja? No Ombro! Massagens são ótimas para aliviar as tensões;

Tente controlar os movimentos sem usar Força;

Use o impulso para realizar os movimentos; um exemplo, quando vamos brincar de pular corda não usamos força nas pernas para saltar, mas utilizamos o impulso. Pense! A proposta aqui é usar o mesmo fundamento para o estudo da articulação ao Violoncelo;

Na metade superior da curva do arco segure o cotovelo direito para cima (mas não muito alto!). "Abrir e fechar" antebraço, mantendo a parte superior do braço se movendo da esquerda para a direita. O movimento da esquerda para a direita, para cima e para baixo deve ser realizado somente através do antebraço.

AGORA OBSERVE OS PONTOS DE ARTICULAÇÃO EM SEU CORPO:

Observação: todas essas sugestões são em relação tanto ao braço direito do Celista no arco quanto para o esquerdo no braço do Violoncelo.

No entanto, o Violoncelos de Maceió” tem o prazer em contribuir com a cultura violoncelística. Relaxem e mãos a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário