quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Antônio Meneses, O cara!

Olá pessoal, o Violoncelos de Maceió tem o prazer em comentar sobre a participação do melhor violoncelista do mundo no momento nessa noite dia 26 de Outubro de 2010 no Programa do Jô da Rede Globo, o nosso querido e admirado violoncelista pernambucano, Antônio Meneses. Tocou com sua mais nova aquisição, um Violoncelo de um Luthier alemão, algumas peças de Bach, Haydn, Beethoven, Villa-Lobos, entre outros.

Leia, também, uma publicação da revista Veja sobre o músico brasileiro.

"O violoncelista pernambucano Antonio Meneses, de 44 anos, é um fenômeno da música clássica mundial. Trata-se de um dos dois brasileiros que pertencem de fato ao primeiro time do gênero – o outro é o pianista mineiro Nelson Freire. Meneses faz oitenta apresentações anuais, seja como solista de orquestra (a convite de regentes consagrados como Claudio Abbado e sir Simon Rattle), seja como integrante do conjunto de câmara Beaux Arts Trio. Embora viva há mais de vinte anos no exterior, entre os Estados Unidos e países da Europa, tem voltado ao Brasil com freqüência para se apresentar. Na semana passada, tocou peças de Richard Strauss e Camargo Guarnieri para o público paulistano, ao lado da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. No início de maio, será a vez de os cariocas conferirem seu dueto com a pianista baiana Cristina Ortiz. Pelo respeito de que desfruta, Meneses poderia facilmente assumir ares de prima-dona. Nada mais distante de seu estilo, contudo. Ao lado do talento musical, a discrição é por certo o seu traço mais evidente.

Antonio Milena
Meneses: seu patrimônio é composto de dois violoncelos. Juntos, eles valem 1,3 milhão de dólares


Ao contrário da maioria dos músicos eruditos, Meneses não alardeia seu talento e não freqüenta festas badaladas. Outro indício dessa discrição é o modo como ele fala sobre sua parceria com Cristina Ortiz. Nos anos 80, eles tocaram juntos com grande freqüência. A química era tão intensa ("Um sabia quando o outro ia respirar", lembra Cristina) que não demoraram a surgir boatos sobre um namoro. O dueto teve de se desfazer em 1988, por pressão da mulher de Meneses, a pianista filipina Cecile Licad. Ao assistir pela primeira vez a uma apresentação dos dois, Cecile enfureceu-se ao verificar que a harmonia entre eles, como já diziam as más-línguas, de fato transcendia o ambiente das salas de concerto. Até hoje, Meneses nega veementemente que tenha havido um caso entre ele e sua parceira. Cristina Ortiz é menos peremptória. "A separação me machucou e doeu por muito tempo", diz ela. Em meados dos anos 90, Meneses e Cecile Licad decidiram divorciar-se. Eles têm um filho, Otavio, cujo nome foi tirado de um personagem da ópera Don Giovanni, de Mozart. O divórcio abriu caminho para que a parceria com Cristina Ortiz se reconstituísse. "Ele me ligou, dizendo que havia perdido tempo demais e queria voltar. No que eu respondi: 'Depende. Se você estiver casado com outra pianista oriental, estou fora' ", brinca Cristina."

Fonte: http://veja.abril.com.br/170402/p_122.html

Acesse o site oficial do violoncelista: http://www.antoniomeneses.com

Bom acesso para você! Uma boa dica é adquirir sua discografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário