Usando o Antebraço:
Empregado principalmente em meio à metade superior do arco, embora possa ser usado em qualquer parte do arco. No ensino da técnica de violoncelo para iniciantes, eu recomendo primeiro ensiná-lo como utilizado na parte superior, na meia curva do arco. Além de aprender a ser confortável na metade superior, se formos tocar passagens rápidas com curvas separadas observaremos que não haverá outra forma de executá-los, exceto com o antebraço. Na verdade, o antebraço pode ser usado tanto na parte superior quanto na inferior do arco. A razão pela qual o movimento do antebraço é o movimento mais eficiente para passagens rápidas, porque o violoncelista só precisa mover uma parte do braço.
“Alguns violoncelistas tendem a ser jogadores do antebraço, alguns tendem a ser jogadores de todo o braço, etc E a razão para isso é quase sempre - sim, você adivinhou - a tensão. Se os músculos do ombro são apertados, o aluno será provavelmente mais de um jogador do antebraço. Se o bíceps e tríceps são apertados, o aluno tende a usar o braço inteiro para cursos de proa e evitar o antebraço. O resultado disso é um violoncelista escolher um movimento que pode não ser o mais eficiente para o trabalho específico a ser feito.” (CELLOPROFESSOR.COM).
Enquanto usando o movimento do antebraço, eu recomendo um ligeiro aumento em pronação do antebraço e mão. Repare que se você usar o Pulso ao invés do Antebraço o som do Violoncelo sairá “arranhado”.
O cotovelo:
Nós podemos escolher se conservamos os nossos cotovelos quando tocamos, ou seja, se deixamos numa posição baixa, mas com este movimento é necessário ter o cotovelo para cima, mas não muito alto, não importando em que parte do arco está sendo usado. A articulação do cotovelo só permite o movimento em duas direções. Se o cotovelo é baixo, o braço move-se do chão ao teto, e não da esquerda para a direita.
O Ombro:
Este os violoncelistas tendem a favorecer desde o início. Podemos usá-lo para legato ou para uma "pincelada". Isso pode ser feito em qualquer parte do arco, embora seja usado com mais freqüência na parte inferior.
O vetor que inicia o movimento sempre será no Ombro, é o pivô da articulação, para realizar Spiccato controle o Pulso. Como tinha dito antes no artigo sobre o “Ato do Vibrato”, pensamos no ombro como um pivô comum, ou seja, pensamos em uma "asa de galinha", movimento com o braço se movendo para cima e para baixo, mas ainda aumento a informação, o braço também pode "girar" na articulação do ombro. O cotovelo deve ser baixo neste movimento para criar uma esquerda para a direita até curvar arco.
Arco inteiro:
Para a realização desse movimento é necessário que o Violoncelista tenha estudado cada detalhe dos movimentos anteriores, ou seja, precisa saber utilizar o seu braço na articulação do arco. É preciso observar os movimentos da parte superior e inferior do arco para depois juntar os dois exercícios e fazer a articulação do arco inteiro.
Veja os pontos para observar:
A articulação pivô fica no ombro (ativo), cotovelo e pulso (passivo);
Os movimentos ativos parte do antebraço;
Na transição do movimento do arco o cotovelo baixa gradualmente;
Pulso ligeiramente dobrado para manter a proa em linha reta (movimento ativo é a mão);
Comece com o movimento do braço inteiro e termine com o movimento do antebraço;
Supinação (metade inferior) e pronação (metade superior).
Insisto: É necessário que o aluno de Violoncelo estude os movimentos separadamente para exercitar o arco inteiro. Fique atento(a) aos aspectos dos movimentos da parte do meio do arco para a parte superior e depois da parte do meio para a inferior, após isso os junte e faça o arco inteiro.
Alguns pontos a serem analisados:
• Se a tensão está presente, os movimentos ficam limitados. Por exemplo, se o meu ombro é “apertado”, o movimento do braço todo se torna reduzido, então, Tensão sempre se mostra em torno da articulação do pivô. Ou seja? No Ombro! Massagens são ótimas para aliviar as tensões;
• Tente controlar os movimentos sem usar Força;
• Use o impulso para realizar os movimentos; um exemplo, quando vamos brincar de pular corda não usamos força nas pernas para saltar, mas utilizamos o impulso. Pense! A proposta aqui é usar o mesmo fundamento para o estudo da articulação ao Violoncelo;
• Na metade superior da curva do arco segure o cotovelo direito para cima (mas não muito alto!). "Abrir e fechar" antebraço, mantendo a parte superior do braço se movendo da esquerda para a direita. O movimento da esquerda para a direita, para cima e para baixo deve ser realizado somente através do antebraço.
Observação: todas essas sugestões são em relação tanto ao braço direito do Celista no arco quanto para o esquerdo no braço do Violoncelo.
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