O "Violoncelos de Maceió" trás uma contribuição
ao contar mais uma história do professor Felipe Brandão:
Numa ocasião extremamente propícia fiz uma palestra
sobre a
"Música Erudita e a aceitação do público em geral",
junto com os
músicos/maestros Luiz Martins e Almir Medeiros para a TV Twitter,
no Teatro Linda
Mascarenhas do IZP, em Novembro de 2011.
Na oportunidade, em concerto nos moldes didáticos,
o maestro Almir Medeiros, ao Saxofone, e músico Luiz Martins, ao Violão,
tocaram peças de Pixinguinha e João
Pernambuco
demonstrando a dita música erudita brasileira, contextualizando a proximidade que existia dessas músicas com o público geral na época em que os compositores estavam em atividade;
Já eu pude introduzir o Quarteto de Violoncelos “Celli Sonare” na programação
tocando peças Barrocas de Vivaldi e Seculares dos The Beatles,
na intensão de mostrar o paradoxo entre os gêneros musicais,
de uma lado a distância histórica e do outro algumas semelhanças.
Quarteto de Violoncelos: Celli Sonare
Luiz Martins, Almir Medeiros e Celli Sonare
no Música em Pauta do SESC/AL
Nas fotos abaixo, o maestro Medeiros, ao meio, dissertou fazendo uma linha do tempo da música erudita brasileira do final do séc. XIX até os dias de hoje, o músico Luiz Martins, à esquerda, expressou suas idéias sobre a importância da música e (Eu), à direita, teci relação entre a Música Erudita e a Educação Musical no Brasil.
Todos os diálogos em relação a Música são válidos.
Ainda mais quando se tem a intensão de articular melhorias para a formação da nossa gente.
A Música tem de ser para se escutar,
executar, ver e conversar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário